SAÚDE ORAL

As principais alterações na saúde oral dos cães e gatos são as DOENÇAS PERIODONTAIS, que se caracterizam pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície externa dos dentes. A primeira reação da cavidade oral é a gengivite (inflamação da gengiva), que quando crônica, pode passar para uma periodontite (destruição do suporte dentário), levando à perda dos dentes.

Quando se instala a periodontite, as bactérias conseguem cair na circulação sanguinea, procurando novos sitios para poder se instalar.

Órgãos como coração, rins e fígado são atingidos por estas bactérias. O mesmo pode acontecer em articulações, levando ao sofrimento do animal.

Em casos de Doença Periodontal, cães e gatos tem suavida encurtada pela deterioração sistêmica, e acabam vivendo menos de que viveriam se tivessem cuidados odontológicos.

Para que ele tenha uma vida saudável e longa, você deve procurar um especialista em odontologia veterinária que possa realizar a avaliação, planejar o tratamento e iniciar a prevenção.

TRATAMENTO

A ação mecânica das cerdas da escova não é suficiente para sua remoção, e então, é necessário recorrer a uma raspagem, seguida de polimento dentário.

A raspagem dentária é realizada com curetas ou ultrassom, e deve ser feita de maneira cuidadosa e detalhada. É importante que o especialista realize, também, a raspagem do sulco gengival (embaixo da gengiva), pois é ai que está o tártaro mais nocivo.

Feita a raspagem, o próximo passo é o polimento dentário. É importante realizar o polimento por uma simples razão: durante a raspagem, existe a formação de pequenas ranhuras na superfície dentária, e o polimento tem o objetivo de alisar estas ranhuras.

http://www.dentistavet.com.br

saude oral